

A cada ano, o festival cresce um pouco. Em 2018, foram mais de 300 palestras, showcases e workshops rolando simultaneamente em toda a cidade, em locais inusitados como bares e restaurantes, além dos auditórios e teatros.
Os organizadores de um Festival com tantas atrações ao mesmo tempo, ocupando literalmente uma cidade inteira, conviviam com dois desafios:
O primeiro é comunicar, com meses de antecedência, os palestrantes, bandas e workshops confirmados, de forma a gerar interesse;
O segundo é facilitar para os participantes acompanhar o que está acontecendo torna-se uma tarefa complexa, especialmente ao se considerar que parte dos espaços enchem rapidamente.

Buscando encontrar uma solução para essas questões, a Tom Comunicação, iniciou 2018 como apoiadora do projeto.
A primeira ação foi a elaboração de uma landing page, simples, intuitiva, que contava rapidamente a história do Festival, com destaque para os eventos.
Para solucionar a questão da organização dos participantes, desenvolvemos um app no qual o usuário tinha a possibilidade de fazer e acompanhar a sua programação, verificar a lotação dos eventos, entre outras coisas. Foi a primeira vez que o Festival contou com um app do tipo.

O app se comunicava com uma pulseira (disponibilizada a todos que que se inscreveram), que identificava automaticamente a quantidade de pessoas em cada evento, tornava possível calcular a distância e mostrar o caminho para os shows e palestras mais próximos, sempre através do app, simplificando a vida dos participantes.
Resultado
Ao longo dos 4 dias do evento, o app foi baixado por 2.700 pessoas e recebeu uma excelente avaliação dos participantes, que sentiram a diferença que a tecnologia e a comunicação fizeram na organização do evento, comparado com os anos anteriores.
Disciplinas
- Benchmarking
- Product Management
- Usability Studies
- Content Strategy
- Information Architecture
- Mobile Development
- Interaction Design
- Dev Ops Consultancy
- QA and Testing Processes