Até hoje, falar sobre o corpo feminino é um grande tabu. Um tabu que tem consequências graves: muitas mulheres deixam de ir ao consultório ginecológico por vergonha.

Entendendo o papel da Sogimig como promotora contínua da saúde da mulher, a Tom Comunicação criou um filme publicitário para chamar a atenção do público com relação à necessidade de cuidar da própria saúde e de ir ao médico regularmente.

O resultado? O filme foi rejeitado por alguns veículos, com o parecer de que as peças não passavam pelas suas políticas de anúncios e publicidade. Irônico, não?

Censu-
rado

Mas esse episódio não fez a Tom e a Sogimig desistirem de cumprir suas missões. Na verdade, nos fez perceber mais uma vez como esse pudor que paralisa existe e prejudica a vida de muitas mulheres. E nos deu a ideia para fazer algo mais.

Menos pudor, mais poder: a mensagem que fechava o filme criado pela Tom Comunicação se transformou no principal mote de uma nova campanha. Sem lições de moral.

Mais saúde Mais cuidado Mais diálogo Mais ciência Mais alegria Mais informação Mais amor-próprio

Para traduzir esse conceito visualmente, usamos layouts que transformam o formato do órgão feminino em verdadeiras obras de arte, mostrando que termos como “vagina” e ”vulva” não são motivo de vergonha, e sim fontes de poder.

Menos pudor mais poder
Composição
- Pudor + Poder

Árvore: quando a campanha vira movimento

Quando a campanha foi apresentada para a Árvore, empresa parceira da Sogimig e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação corporativa, ela viu o potencial da mensagem e teve a ideia de transformar o esforço publicitário em algo ainda maior e mais completo. E, então, o que antes era apenas uma campanha se tornou um movimento.

O objetivo central desse movimento foi quebrar os tabus que ainda existem em certos temas relacionados à saúde feminina e iniciar um diálogo sincero e cheio de respeito com as mulheres, mas também com a sociedade.

Juntos, fomos para as ruas, para os estádios de futebol, para a internet, para vários pontos da cidade.

Da Praça Sete à Pampulha, o objetivo era quebrar o silêncio. Incentivar as mulheres a falarem sobre sua saúde, seu corpo e ajudá-las a enxergarem o ginecologista como um grande aliado nesse processo.

Ações

  • Roda de conversa gratuita na Rodoviária de BH, no Dia Internacional da Mulher, com temas como métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e menopausa.
  • O vídeo da campanha foi exibido antes de partidas dos times América, Atlético, Cruzeiro e Minas Tênis Clube.
  • Distribuição dos "Guias Saúde da Mulher" da Sogimig durante os jogos. Além disso, as equipes também ajudaram na divulgação de palestras e da campanha em suas redes sociais.
  • As jogadoras do primeiro clássico feminino disputado no Mineirão, entre América e Atlético, entraram em campo com a camisa da campanha, jogando-as para o público antes de o jogo começar.
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# menos pudor
mais poder

Resultado

Foi uma grande mobilização. Contamos com a parceria de 19 marcas, e empresas trabalharam de forma voluntária para apoiar o movimento. Conseguimos mobilizar também as principais marcas do esporte em Minas Gerais: Atlético, Cruzeiro, América, Minas Tênis Clube e Mineirão e obter presença de mídia em: painéis eletrônicos, bancas de LED, outdoor em Betim e Contagem, TVs digitais de ônibus.

Os resultados foram expressivos para a verba disponibilizada. Mais de 90 mil pessoas foram impactadas pelos eventos e ações de mobilização, além de 1 milhão nas redes sociais. Mais de 20.000 Guias Saúde da Mulher foram produzidos. O retorno de mídia espontânea foi de cerca de R$ 1,9 milhão, com 52 inserções em jornais e revistas.

E o movimento prossegue. Prosseguiu e ganhou vida própria na ruas, nas conversas, nas redes. Com mais e mais mulheres cuidando da sua saúde. Com menos pudor e mais poder.

Disciplinas

  • Identificação de Oportunidades
  • Marketing Digital ou de Performance
  • Estratégia de Redes Sociais
  • Criação e Desenvolvimento de Campanhas