A importância do planejamento para a gestão eficiente da pauta.

Por Bruna Parma, gerente de Integração

 

Quem trabalha em agência sabe que não é nada fácil fazer uma gestão eficaz da pauta. Temos que ir muito além do que gerenciar prazos de entrega, é preciso ser estratégico. Planejar a pauta envolve conhecer as demandas, identificar o perfil do profissional adequado, ter clareza do cenário e uma visão do todo. E qual o melhor jeito de fazer isso? Dá trabalho, gasta tempo. Mas não há um jeito eficiente de se fazer uma boa gestão sem planejamento.

 

Você precisa enxergar o todo e pensar à frente. Encontrar possibilidades para que os trabalhos e projetos aconteçam com sucesso e que a entrega cumpra mais do que um prazo solicitado. Quando conseguimos fazer isso, fica muito mais fácil perceber e alertar se algo pode dar errado e também administrar situações adversas. E é nessa hora que se percebe a importância do planejamento, porque haverá tempo hábil para resolver e evitar ou minimizar problemas. Isso vai te permitir tomar decisões mais claras sobre as ações e os recursos necessários para fazer o que precisa ser feito. Com certeza, suas decisões serão menos impulsivas e menos emergenciais. Se você antecipou, enxergou caminhos, melhores decisões serão tomadas. Ao mesmo tempo, não podemos desconsiderar que estamos falando de um ambiente suscetível a constantes mudanças, então é preciso entender que ser flexível é fundamental.

 

A gente planeja, antecipa as situações, mas se as coisas mudam, o nosso planejamento também precisa mudar e não há problema nenhum nisso. Na realidade, mesmo em uma pauta dinâmica, as vantagens de se ter um planejamento são as mesmas. Estar a par das mudanças vai permitir fazer adaptações e encontrar alternativas diante dos imprevistos. E quanto mais organizadas as informações estiverem, mais rápido serão compiladas, e mais eficiente será o gerenciamento da pauta. E hoje, temos ótimas ferramentas e metodologias que nos ajudam nisso. E se, mesmo assim, em alguns momentos, complicar, dá uma respirada, uma volta e tenta de novo. Sempre tem uma solução 😉