A retomada através do Compliance e da Relevância

 

O ano não começou fácil para cidadãos, empresários, gestores na iniciativa pública ou privada em Minas Gerais. Mas lidar com tempos e situações difíceis e deles emergir forte é atributo central da mineiridade. No segmento da publicidade, a crise existe e tem múltiplas causas e efeitos. Mas é justamente apostando na capacidade e resiliência das agências e publicitários mineiros que a Abap Minas enxerga 2019 como cheio de possibilidades.

 

Dois grandes eixos irão orientar a nossa atuação neste ano: compliance e a demonstração da grande contribuição que as agências tem a dar no aumento da competitividade e no fortalecimento das empresas e instituições do estado.

 

Desde o 2017, a Abap Minas vem trabalhando junto à Abap Nacional no desenvolvimento de um “Código de Compliance da Abap”, desenvolvido em conjunto com a Fundação Dom Cabral, e que terá importante papel na promoção das melhores práticas de gestão e governança nas agências associadas. Mais que isso, acreditamos que este programa poderá contribuir com todos os participantes do segmento da comunicação publicitária — pública e privada — incluindo nossos clientes, fornecedores e parceiros. Através dele daremos uma enorme contribuição para que nosso mercado possa se adequar ao cenário atual de conformidade, integridade e combate à corrupção.

 

Trabalharemos junto ao mercado, também, para demonstrar às empresas e instituições a relevância do trabalho desenvolvido pelas agências de publicidade, a capacidade das nossas agências em contribuir com as empresas e instituições na construção de suas marcas e no papel central que as agências tem na articulação dos objetivos estratégicos de uma organização em ações e programas de comunicação institucional e mercadológicos eficazes. Neste cenário de fragmentação de atenção e recursos, as agências são players particularmente aptos a integrarem os esforços e recursos e transformá-los em resultados para os clientes.

 

Falando em mineiridade, Guimarães Rosa escreveu em um artigo na Revista Cruzeiro em agosto de 1957: “mas, sendo a vez, sendo a hora, Minas entende, atende, toma tento, avança, peleja e faz”. Está na hora e não temos dúvida de que vamos fazer.